terça-feira, 7 de outubro de 2014

Veja como foi o Culto de Missões na Congregação de Santo Antônio

“Apoiar um trabalho missionário é um grande desafio aceito apenas por aqueles que são portadores de uma grande visão”
Muita unção, adoração e poder de Deus. Assim foi o Culto de Missões realizado na Congregação de Santo Antônio na noite desta terça-feira (07/10). Em clima de Fidelidade, Unidade e Lealdade, o povo de Deus, num só propósito levantou um clamor poderoso em direção ao Trono do Senhor, apresentando nossa Cidade, nosso Estado e nossa Nação. Um Batalhão Espiritual apresentou nossos missionários atuam nas principais áreas de nossa sociedade.

O Diácono Edmílson Tavares, juntamente com o auxiliar Edson Ferreira e o irmão Fábio, colaboram na direção do culto missionário atendendo a convocação da Secretaria de Missões. A manifestação do poder de Deus foi tremenda naquele lugar.
A IMPORTÂNCIA DE MISSÕES
De fato, todos aqueles que se denominam cristãos têm consciência acerca da necessidade de proclamar o amor de Cristo, de tornar real aquilo que Ele mesmo designou para nós: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16:15). Se missões precisam ultrapassar o campo da conscientização, então é porque estamos precisando sair da nossa zona de conforto. Ou seja, precisamos agir. E se foi por amor que Deus entregou o seu filho por nós, é por amor que devemos comunicar isso a toda criatura, é por amor que devemos fazer o Ide. Porque o amor dEle nos alcançou para que através de nós pudesse alcançar a outros. Não precisamos de amor para sermos conscientes de que há um clamor (inconsciente) no mundo por Jesus, mas precisamos de amor para ir em direção àqueles que clamam. É possível fazer missões sem amor, talvez pela culpa de uma consciência que sabe o que precisa ser feito, e, por não estar fazendo, anseia por um desencargo.

Mas não é isso que queremos, não é isso que Deus quer. O amor deve ser a mola propulsora de missões, não a culpa, a não ser que seja uma culpa que nos traga um extremo pesar e indignação por agirmos com indiferença frente àqueles que precisam conhecer o evangelho, nos impulsionando à mudança. O amor que deve ser a mola propulsora de missões e que nos leva a sair da zona de conforto é fruto do Espírito. Do Espírito, não nosso. Jesus é a videira, nós somos os ramos, e os ramos, por si só, não dão frutos, somente arraigados à videira é que podemos dar frutos.

Então, que permaneçamos nEle para dar frutos, para sermos plenamente satisfeitos nEle, para sermos cheios de Cristo e transbordar Cristo para outras pessoas, porque Cristo em nós gera ações de amor ao próximo, faz missões ultrapassar o campo da conscientização. Que possamos ser, verdadeiramente, mensageiros da graça, porque foi para isso que nós fomos chamados. Antes de qualquer chamado específico, temos o chamado de pregar o evangelho a toda criatura. Que o Senhor faça de nós condutores da graça do Céu.
GALERIA DE IMAGENS.

domingo, 5 de outubro de 2014

HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS - CONGREGAÇÃO MUNDO NOVO

Uma história transcrita com lutas e vitórias.

O trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Aratuba, começou oficialmente no dia 17 de agosto de 1982. Nessa época o evangelista Luiz Firmino de Andrade recebeu autorização de Emiliano Ferreira da Costa, pastor-presidente da então COMEADEC – Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus do Estado do Ceará, hoje CONADEC – Convenção da Assembleia de Deus do Ceará. Pastor Luiz Firmino de Andrade recebeu de Antônio Geraldo de Souza, pastor da Assembleia de Deus de Mulungú a incumbência de pastorear doze crentes existentes na localidade de Baixa Grande, distante 4 km da cidade e bem próxima a localidade de Mundo Novo.

Construção do templo  
No ano de 1987, registra-se no histórico da igreja a festa do 4º Aniversário do primeiro Templo Sede da Assembleia de Deus de Aratuba, localizado na época à Rua Cel. João José Pereira. Apesar da inauguração ter ocorrido no dia 08 de maio, a festa de inauguração por motivos desconhecidos, aconteceu em 08 de novembro daquele mesmo ano. Foi durante o referido evento que o diácono Raimundo Jefferson leu um relatório aos presentes que resumia a gestão de Luiz Firmino de Andrade no período entre os anos de 1982 a 1987. E nesse relatório lido consta o nome de MUNDO NOVO entre as primeiras portas abertas de evangelização no município. Apesar de não termos uma data precisa, sabe-se que foi nos primeiros anos da Assembleia de Deus em Aratuba que o evangelho chegou na localidade de Mundo Novo já na gestão do pastor Luiz Firmino de Andrade.

Com o passar do tempo o trabalho da Assembleia de Deus em Mundo Novo destacou-se pelos jovens atuantes no Conjunto Rocha Eterna como era denominado o Departamento de Jovens naquele tempo. Entre os jovens citam-se: os irmãos da família Brás: Sebastião, Wagner e Valdeci(Cici); as irmãs da família Paulino: Neyva, Neide, Nelly e Marta e ainda os jovens Egito, Denisio, Zé Paulino e outros. Muitos desses jovens se destacavam na pregação e louvor principalmente nos cultos de mocidade e nas campanhas evangelísticas. Os cultos no Mundo Novo eram inicialmente realizados nas residências de Zé Paulino e irmão Osmildo. Para se ter uma ideia da força desses jovens a biblioteca na sede da igreja, fundada em 07 de abril de 1996 teve a força e colaboração de duas jovens dessa congregação, as irmãs Neyva e Neide Paulino. E com a grande presença de pessoas nos cultos quinzenais na localidade passaram-se com o tempo a ser realizados semanalmente. E existia não somente a disponibilidade dos crentes da sede em visitar o trabalho do Mundo Novo toda a semana, o contrário também acontecia e isso numa época cujo transporte eram na maioria das vezes os próprios pés. Um exemplo disso ver-se quando na gestão do pastor Oliveira Rocha (1992-1993) o mesmo decidiu que a Escola Dominical seria transferida para às terças-feiras no horário das 19:30 no templo sede. E entre a boa parte dos irmãos presentes, lá estavam os jovens e adultos da congregação de Mundo Novo que iam todas as terças a noite para estudar a santa palavra do Senhor. Mas a partir de 1995 com a descentralização da escola dominical a mesma estabeleceu-se na localidade com a classe de jovens, adultos, crianças e adolescentes, porém com o tempo permaneceu somente a classe de jovens e adultos que eram realizadas na residência de Zé Paulino, Osmildo Paulino e depois na residência de Zé Brás com professores da sede. E numa reunião ocorrida em 24 de dezembro de 2004 os membros do Mundo Novo indicaram o diácono Sebastião Martins dos Santos como professor da escola dominical o que vem acontecendo desde então com a colaboração de outros irmãos. Um gráfico de 2008, mostra 17 crentes da congregação de Mundo Novo matriculados na Escola Dominical e uma presença constante de no mínimo 13 participantes por domingo.

Construção do templo  
Na manhã do dia 02 de julho do ano de 2011 foi marcada por um ato de fé e ousadia, a igreja Assembleia de Deus do Ministério Templo Central, na gestão do Pastor Setubal Monteiro, deu início congregação de Mundo, o auxiliar Raimundo Audecy foi o mestre de obras que demarcou o alicerce e o diácono Sebastião Martins teve a honra de ser o primeiro a cavar o referido alicerce dando assim inicio a concretização de um sonho antigo dos irmãos desta localidade.

Em meados de dezembro de 2011 e inicio de 2012 a construção ainda em sua fase inicial paralisou por motivos de força maior, só retornando suas atividades no dia 31 de maio de 2014 na gestão do Pastor Ivonildo Oliveira da Silva. 

Construção do templo  
Pr. Ivonildo Oliveira conseguiu agregar dinamismo, entusiasmo e foi o grande mentor e organizador para a conclusão do sonho de várias famílias da localidade de Mundo Novo. A Congregação de Mundo Novo ganhou um projeto arquitetônico, com design totalmente moderno. E agora todos esses irmãos terão todas as atividades religiosas realizadas num moderno e espaçoso templo para glória do nome do Senhor.

Referências Bibliográficas
Histórico da Igreja Assembleia de Deus de Aratuba – Tomo I - Anos de 1982-2002
Atas da Assembleia de Deus de Aratuba
Relatório de reunião de Mundo Novo de 24 de dezembro de 2004.
Gráfico Analítico da Escola Bíblica Dominical dos Anos 1996 a 1998 e os Anos 2004 e 2008  
Revista Eletrônica Aratuba Online 

sábado, 4 de outubro de 2014

AD NAS RUAS DE ARATUBA

Assembleia de Deus de Aratuba realiza ação missionária nas ruas da cidade.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Aratuba está realizando Campanhas Evangelísticas nas ruas da cidade nas manhãs dos sábados, criada pela Secretaria de Missões (SEMA), a Mobilização Missionária semanalmente motiva e reúne os membros da ADA com o objetivo de anunciar o evangelho.

De acordo com a Secretaria de Missões, a programação de cada sábado último tem atividades de cunho missionário, com campanhas evangelísticas nos lares, abrangendo ruas diferentes.


“Aqui Aratuba os irmãos se organizam em um impacto com ações evangelísticas, distribuição de literatura e culto campal nas residências, além dos cultos celebrados nas congregações.



A ação missionária tem a direção do Presbítero Evandro Miguel e do Auxiliar Ilquias Barros, com o apoio logístico do Auxiliar Marcos Barros, com participação do Departamento de Senhoras e Mocidade na supervisão da Secretaria de Missões. 

Ilquias Barros e Lidiana Lima trocam alianças

A CERIMÔNIA DE NOIVADO FOI MARCADA PELA  TROCA DE ALIANÇAS ENTRE O CASAL.

O noivado é um momento único na vida de um casal, no qual começam a planejar um futuro, constituir família e ficar juntinhos para o resto de suas vidas. O momento pode ser ainda mais emocionante se realizado em um local mega especial.

Dentro desse conceito, a AD de Aratuba, foi cenário escolhido para a troca das alianças do casal Ilquias Barros e Lidiana Lima no dia 24 de setembro, ele vigilante e ela educadora, residentes em Aratuba no Maciço de Baturité, e membros da Assembleia de Deus. A cerimônia de casamento deve acontecer no final deste ano.

Durante a troca de alianças os noivos viveram um momento repleto de emoção, eles já se conhecem e namoram há vários anos e agora resolveram construir sua própria família. A revista Eletrônica Aratuba Online deseja felicidades aos pombinhos.

Foto: Marcos Barros