quinta-feira, 31 de julho de 2014

A missão dos pais

Responsabilidade dos pais: guardar e conservar os filhos para que não se percam.


“Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.” (João 17:12)
Deus confiou a nós, pais, a vida de cada um dos nossos filhos; eles não nos pertencem, mas desfrutamos de uma mordomia (Mor=o maior; DOMUS= casa). Ou seja, cuidamos de algo que pertence ao Senhor; e é bom que cuidemos bem, por que o Senhor vai cobrar a nossa responsabilidade.
Esta oração de Jesus mostra a sua consciência da responsabilidade como pai.

Não podemos isolar nossos filhos do mundo

Os nossos filhos não podem viver isolados do mundo, mas pela estrutura espiritual e emocional que recebem de nós, são preparados para serem sal e luz no mundo, vencer as tentações, serem guardados do Maligno.
“Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.”(João 17:15)
“e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.” (Mateus 6:13)

Ensinar a palavra de Deus com profundidade e aplicada

A palavra de Deus deve ser ensinada e vivida de uma forma que entre no coração dos nossos filhos. Se nós formos religiosos e hipócritas, eles perceberão e tenderão a se afastar do Senhor pelo nosso mal testemunho.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:5-9)

Quem ama corrige e disciplina

Disciplinar um filho é a tarefa mais nobre e difícil. Requer a mesma qualidade de amor com que o Senhor nos tem amado, com convicção e maturidade, identificando o mal e banindo da vida dos filhos pela disciplina e correção. É a mensagem viva e aplicada.
“Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”(Provérbios 13:24)
“Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.”(Provérbios 23:13-14)
“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.” (Hebreus 12:5-11)

Pregar a verdade e não negligenciar no cuidado

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”(1 Timóteo 5:8)
Fomos chamados para ganhar os nossos filhos para Cristo; é importante que os pais preguem para os seus filhos, e não permitam que eles sejam privados da graça. E não somente isso, mas que estejam atentos para as suas necessidades, para que a palavra da fé seja acompanhada das obras da fé. Existem aqueles momentos mais delicados, nos quais urge aos pais se fazerem presentes, atentos para as necessidades dos filhos, sempre mantendo um canal de comunicação, removendo críticas e outros comportamentos que afastam.

E, no mais…..

“Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.”(Hebreus 12:12-16)
  • Levantai as mãos cansadas: ser um encorajador, apoiar o esforço
  • Fazei veredas direitas, para que o manco não se desvie: existem filhos com tendência a se enfraquecer, a se desviar, e os pais devem ser diligentes para que eles não tropecem, e não ser uma pedra de tropeço na vida deles.
  • Segui a paz com todos: os pais devem ser pacificadores; lembre-se que cada um é diferente, você deve respeitar as diferenças, e não tentar moldá-los à sua semelhança; ser conciliador, aproximar os extremos e opostos.
  • Santificação: não basta pregar, tem que viver o que se prega; mais vale o que você é do que o que você diz; sem santificação, ninguém verá o Senhor na tua vida, e portanto não haverá conversão. Se os teus filhos estão desviados, pode ser que o culpado seja você mesmo, por não ter revelado Cristo “de verdade”. Não precisa se desesperar, mas reconhecer o teu pecado e se apresentar para ser cheio do Espírito de Deus, e reconquistar o terreno perdido.
  • Vigie a raiz de amargura: raiz não se vê, está debaixo da terra, mas vê-se os frutos desta raiz; palavras amargas revelam coração amargo; deixe-se curar pelo Senhor. A amargura contamina a casa inteira, e não se admire de colher frutos desagradáveis. A cura do teu coração te capacita a ser o pai ou a mãe que o teu filho necessita.

A agora, que fazer?

“Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”(Atos 16:30-31)
O que está faltando na tua casa, para que os teus filhos sejam uma bênção? Cuidado? Atenção nas horas certas? Palavra de Deus? Testemunho verdadeiro? Poder de Deus? Santidade dos pais? Espírito pacificador e tolerância? Correção e disciplina? Exortação e apoio?
É tempo de restauração; faça uma avaliação da tua vida e da vida dos teus, e vamos reparar as brechas, nos arrepender de toda negligência e partir para a conquista deste território!
Que o Senhor te abençoe com esta palavra.

Por Claudio Santilli

Aratuba: Assembleia de Deus em Entre Rios realiza mais uma Semana Pentecostal

Centenas de evangélicos lotaram a igreja durante sete noites de festa.  


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Templo Central (Congregação de Entre Rios) liderada pelo o Pr. Ivonildo Oliveira realizou dos dias: 19 a 26 de julho de 2014 a “Semana Pentecostal”. Com o Tema: “AVIVA Ó SENHOR A TUA OBRA NO MEIO DOS ANOS”, a AD de Entre Riosrealizou várias reuniões (cultos) em seu templo, o encerramento da festa foi campal para agregar a multidão de fies que comparecem.

Durante os eventos houve participação de várias caravanas, cantores e pregadores (palestrantes) com suas comitivas e visitantes locais. O sertão mudou sua rotina e viveu intensamente uma semana de louvores, orações e pregações bíblicas.

A redação da Revista Eletrônica Aratuba Online esteve presente no encerramento do Evento que contou com a participação do Presbítero Marcos Gomes apresentando seu testemunho de vida e como foi curado de um câncer. Pr. Tenório Lima com Ministério Gideão do Brasil, foi o ministrante oficial da noite. O cantor gospel Valdir Alexandre participou da abertura do evento.

Mais uma vez o nível de organização e o alto índice de participação dos fieis foram fizeram a diferença em um evento promovido para a evangelização de vidas. 

Fonte: Aratuba Online

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Falsidade e a Mentira

A mentira é outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem "que não se pode viver sem uma mentirinha".
A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.
Que é a Mentira?
Mentira: É uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que encerra. Está proibida pelo decálogo (10 mandamentos) divino (Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir (Ef 4:25).
A mentira direta, como a de Ananias e Safira (At 5:4), não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma "mentira inteira"), como Abraão disse de sua esposa Sara a Abimeleque: "É minha irmã." (Gn 20:2,12). O propósito é sempre enganar.
Pode ser também uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus (Gn 4:9); um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia (Jo 13:21-30), ou toda uma vida enganosa. "Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I Jo 1:6).
A mentira não é um "pecadinho", isto não existe: Os mentirosos irão para o lago de fogo (Ap 21:8).
Hipocrisia: Pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam.
É daí que o termo hipócrita chegou a designar a pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.
Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade
  • Não devemos enganar, mentir, nem jurar falsamente (Lv 19:11,12); Mt 5:33-37)
  • Deus destruirá o mentiroso (Sl 5:6)
  • Deus aborrece a mentira (Pv 6:16-19; 12:22)
  • Pesos e medidas falsas são abominação ao Senhor (Pv 20:10)
  • As mentiras corrompem o homem (Mt 15:18-20; Mc 7:21-23)
  • Manifesta a relação filial entre o homem e Satanás (Jo 8:43-47)
  • O engano é parte integral da profunda degradação do homem (Rm 1:28-32; sl 58:3; 62:4; Pv 26:24-28; Jr 9:3-6)
  • Devemos rejeitar a mentira (Ef 4:22-25; Cl 3:9; I Pe 2:1)
  • O engano faz a vida infeliz, mas Deus promete bênçãos e dias bons aos homem que fala a verdade (I Pe 3:10; Sl 34:12,13)
  • Deus condena a hipocrisia (Mt 6:2, 16-18; 15:6-8; 22:18; 23:27-28; Rm 12:9; I Tm 1:5-6; Tt 1:16; Tg 3:14; I Pe 1:22; 2:1-2)
  • Deus rejeita a religiosidade (Tg 1:26)
Cristo é o nosso exemplo de verdade
  • Não houve engano na Sua boca (Is 53:9; I Pe 2:21,22)
  • Veio ao mundo para ser testemunha da verdade (Jo 18:37)
  • Estamos "no verdadeiro" (I Jo 5:20)
Cristo, o Senhor, nos ordena a ser absolutamente verazes; "seja a tua palavra sim, sim e não, não" (Mt 5:37). Está preparando para si uma igreja sem mancha e sem ruga ( Ef 5:27), e como discípulos seus e parte do seu corpo, devemos ser absolutamente verazes, francos, sinceros, honestos, honrados; ainda quando tenhamos de sofrer por Sua vontade (1Pe 4:15-19; 3:17; Pv 19:22).
O povo de Deus aborrece a mentira (Sl 119:104, 128,163; Pv 30:8) e rejeita os que a praticam (Sl 40:4; 101:7; 144:11; Ef 5:11), orando para ser guardado da mentira (Sl 119:29;Pv 13:5).
O dano que faz a mentira e o engano.
A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.
A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre os discípulos de Cristo. Cria a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. O senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.
A sociedade assentada sobre a mentira e a falsidade está destinada a desmoronar. É preciso edificar uma estrutura moral de veracidade em todas as ordens e escalas da vida: nos governantes e nos governados, nos pais e nos filhos, nos patrões e empregados, nos mestres e nos alunos, nos comerciantes, nos profissionais, nos clientes.
Como se libertar e corrigir-se.
Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relação à mentira e à falsidade. Rejeitar a mentira, eliminá-la da vida. Determinar obedecer a Deus em tudo e viver sempre na verdade. Disciplinar-se até cultivar uma nova atitude baseada na veracidade.
Confessar o pecado: (Pv 28:13-14; 1 Jo 1:9; 2:1) toda a mentira é pecado e deve ser completamente confessada, esclarecendo-se a verdade com Deus e com a pessoa enganada. Quando a mentira constitui um vício arraigado à maneira de viver, deve ser confessada a um irmão maduro, responsável, procurando uma ampla orientação (Tg 5:16).
Exortação (Tg 5:19-20: Gl 6:1-2; Ef4:25) como este pecado afeta as relações entre os irmãos, somos responsáveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar, ensinar, etc.
Via comunidade sou cristão.

A Ressurreição de Lázaro - Jesus Chorou

O Local da Ressurreição 
de Lázaro, onde Jesus Chorou.
Esta é uma narrativa de uma beleza e exuberância incomparáveis! Em João 11, a ressurreição de Lázaro. Uma história cheia de emoção, quando Jesus chorou ao se aproximar do túmulo de um amigo amado.

Jesus fica sabendo da enfermidade de Lázaro, quando estava na Peréia, além do Jordão, no lugar onde João o havia batizado.

O mestre permanece ainda mais dois dias na região da Peréia. Jesus então passa o Jordão e vai para Betânia, onde Lázaro morava.

Betânia era uma aldeia no antigo Israel e distava cerca de 3km de Jerusalém. E Jesus esclarece aos seus discípulos da morte de Lázaro, mas que ele o ressuscitaria e que muitos creriam nele através daquele milagre.

Ao chegar na aldeia de Betânia, o mestre encontra um clima de tristeza e pesar. A terrível dor da separação de um ente querido, trazia lágrimas aos olhos de todos ali presentes.

O Local da Ressureição de Lázaro, onde Jesus Chorou.


Jesus Chorou
Jesus vendo-os chorar, move-se em si mesmo e se compadece do sofrimento humano. Ao se aproximar do túmulo de Lázaro, o mestre se depara com o resultado da separação entre Deus e o homem, ocorrido muito tempo atrás, no Jardim do Éden.

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:17

João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia:Jesus chorou! E o choro de Jesus é muito mais profundo do que podemos imaginar. O mestre estava a demonstrar a tristeza de Deus com a sentença que estava sobre o homem após a sua queda.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Jesus chorava por ver o sofrimento que estava destinado aos homens, a sentença dada a Adão por sua desobediência, a morte física e a separação de seus familiares e amigos. O choro de Jesus revela que Deus nao fica indiferente ao sofrimento humano.

A morte é o preço da condenação pela desobediência, porém, este não era o desejo de Deus no princípio. Deus não fica feliz por este castigo. Jesus chorou também por causa daqueles que com dureza no coraçao, nao criam e iriam enfrentar a morte, sem salvação, perdidos eternamente.

A Ressurreição de Lázaro
Porém há uma solução. Deus olha para o homem com amor. E oferece o seu único filho para o resgatar da morte. E o próprio Jesus se declara como aquele que acabaria com o domínio do reino da morte:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25

Para provar que ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, até sobre a morte, Jesus com grande poder, chama Lázaro e o ressuscita dos mortos.

"E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir." João 11:43-44

A morte não é mais o final. A angústia e a tristeza são superados pelo amor e o poder de Jesus, na bendita esperança de que ele trará novamente os seus filhos à vida, para nunca mais morrerem. Estaremos reunidos com ele eternamente.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem." 1 Coríntios 15:21

E a família de Lázaro, suas irmãs Marta e Maria, assim como seus amigos exultaram de alegria. Puderam testemunhar que Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Muitos que depois visitaram Lázaro, atônitos, creram no salvador Jesus Cristo.

Jesus quer Ressucitar a Muitos Lázaros
Mas é triste constatar que muitos ainda permanecem mortos espiritualmente. Não acreditam em nada que não seja materialmente explicável. Buscam apenas o prazer e o conforto humanos. Mortos em seus pecados.

O Pai os tem chamado a crer. Deus os tem convocado para a vida. Uma vida de sentido duradouro e eterno.

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5:24

Deus tem o poder de ressuscitar o mais vil pecador. Ainda que muitos tenham decretado a sua morte, seja em qual área for. Ainda que você mesmo pense que não há mais solução.

Jesus pode fazer reviver qualquer área em sua vida. É preciso crer. Porque aquele que acredita em suas palavras, já não está mais morto, mas já passou a viver eternamente.

Via Rude Cruz.

I VEM LOUVAR ITAPIÚNA


O que fazer se estou me sentindo fraco e caído?

Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. (Lucas 15:18-19)
A bíblia narra a história do filho de um fazendeiro que decidiu saber como era o mundo além das portas da fazenda. Movido pela vontade de experimentar coisas novas, ele pediu metade da herança ao pai e embarcou em uma viagem solitária rumo aos prazeres da vida.
Conheceu mulheres, bebidas, festas. Viu o ápice do luxo, porém acordou no lixo. Como tudo o que é efêmero, a riqueza acabou. Os amigos se foram junto com o dinheiro. A alegria sumiu. O jovem então viu o sonho da liberdade torna-se o pesadelo de uma prisão em si mesmo.
A situação dele se tornou tão deplorável que ele desejou comer a comida dos porcos. A tristeza o fez lembra-se de seu pai. Do quanto ele era amado em sua casa. Lembrou daquilo que o dinheiro não compra. Lembrou da alegria que não passa no dia seguinte. Foi então que ele tomou a melhor decisão da sua história. SE LEVANTAR! “Levantar-me-ei irei ter com meu pai.”, disse ele.
Na janela da fazenda estava o PAI, que não deixou a tristeza da ausência do filho apagar a esperança de tê-lo de novo um dia. A bíblia diz que quando o pai avista o filho ele corre ao seu encontro. Não o julga, mas o abraça. Ao contrário de penaliza-lo, traz a ele um anel e uma roupa nova. Manda fazer uma festa. Não o trata como um empregado, mas o coloca no lugar que sempre foi dele: O de filho. A vida daquele jovem ganha um novo sentido. Agora ele está limpo, restaurado e pronto para viver uma vida abençoada no lugar de onde ele nunca deveria ter saído.

Levante-se!

Talvez você já tenha ouvido essa história antes, mas hoje Deus quer falar ao seu coração.Levante-se! Como o filho pródigo decida se levantar e ir de encontro ao seu pai.
Não importa o que te fez fraquejar. Todos falhamos, mas tudo pode mudar quando tomamos uma atitude. Talvez você esteja se sentindo fraco e caído. Essa mensagem é para você!
Vá de encontro a Deus! Ele é o PAI que está na janela da fazenda te esperando com um abraço. Ele te ama, te perdoe, te lava dos seus erros. Ele te levanta!

Diante de provações e desânimo lembre-se disso

Uma das lições mais difíceis de aprender é como enfrentar uma situação negativa e transformá-la em uma experiência positiva. No Salmo 23, o rei Davi nos lembra que tudo é uma questão de fé e perspectiva. Ele escreve:
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos 23:4)
As palavras de Davi são trampolins para uma grande fé. Na verdade, se nós praticarmos o princípio que ele viveu, Deus desenvolverá uma fé conquistadora em nossas vidas.
Davi enfrentava adversidade e, de tempo em tempo, nós também iremos. Ninguém escapa de dificuldades. Faz parte da vida em um mundo caído, mas nós não temos que viver com sentimentos de derrota, desânimo e crítica.
Você pode estar pensando: Mas você não sabe as minhas circunstâncias. Não tem como você entender a pressão que eu sinto ou o desânimo que assola o meu coração.
Embora não possamos realmente saber ou entender a dor que outra pessoa possa estar sofrendo, nós sabemos que há uma pessoa que entende perfeitamente que é Jesus Cristo. Ele foi rejeitado, traído, criticado, e crucificado. Se você está procurando alguém que se identifique com a dor que você está sentindo, faça o que Davi fez, perceba que há Um que está andando pelo vale com você. Não importa o quão escuro a vida tenha se tornado, Ele vai levá-lo à vitória final nEle.

7 coisas pra considerar antes de postar no Facebook

Espero que esse artigo te ajude a criar hábitos saudáveis e abençoados online. Que esses pontos discutidos sirvam como um guia geral para te ajudar a ser uma benção para os seus amigos e seguidos do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Lembre-se: Jesus disse que o mundo iria nos reconhecer pelo nosso amor. Por isso, antes de postar qualquer coisa online, considere esse sete pontos e perguntas.



Jesus falou que seríamos reconhecidos pelo amor. Mas que mensagem estamos enviando através do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais? Será que realmente estamos pensando no que vamos postar com a mentalidade certa?
Lembro-me que há alguns anos praticamente ninguém no Brasil tinha Facebook, e o Orkut era a febre nacional. Hoje o Facebook conta com cerca de 92 milhões de usuários no Brasil, sendo que quase metade desses acessam a plataforma todos os dias. O Facebook também revelou recentemente que, mensalmente, o internauta brasileiro passa em média 12 horas e 13 minutos na rede social.
Nós, como cristãos, fomos chamados para sermos embaixadores do reino de Jesus Cristo. Por isso precisamos ter essa mesma mentalidade de reino no Facebook. Dê uma olhada nas últimas dez coisas que você postou, compartilhou, comentou ou curtiu no Facebook. Será que você tem sido um embaixador digno, que tem demonstrado o amor e a glória de Deus?
2 Coríntios 5:20: Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
Na ausência de dicas e orientações de como um cristão abençoado deve se portar no Facebook e outras redes sociais, acabamos tendo que determinar nossos próprios limites e hábitos saudáveis, diante de aparentemente intermináveis oportunidades de interações online disponíveis para nós.
Por isso resolvi compartilhar com vocês alguns pontos que sempre considero antes de postar qualquer coisa no Facebook. São perguntas importantes que todos os cristãos que querem ser uma benção para os seus amigos e seguidores devem se perguntar todos os dias.
Estas perguntas e coisas a considerar não devem servir para fazer você ficar paranoico ou obcecado cada vez que for postar alguma coisa, mas sim servir como um guia geral para te ajudar a criar hábitos saudáveis ​​e abençoados no Facebook e online.

Considere essas 7 perguntas antes de postar qualquer coisa em redes sociais

Ao invés de escrever uma lista gigante de coisas especificas que você deve ou não deve compartilhar no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais, resumi os pontos mais importantes e relevantes em questões que se alinham aos princípios bíblicos.
Então, antes de você postar seu próximo #selfie no Instagram ou compartilhar aquele vídeo super engraçado que o seu amigo de infância acabou de enviar, talvez seja bom você fazer uma breve pausa. Pare por 30 segundos para considerar essas simples perguntas que talvez vão sugerir que é hora de desligar, ou pelo menos reconsiderar, quando e como usar a rede social.

1. Eu estou procurando aprovação?

Eu estou procurando validação ou aprovação através do que eu vou postar?
Você posta algo e daí fica esperando aquela bandeirinha vermelha no Facebook notificar que alguém curtiu? Ou que alguém está te dando atenção e isso faz você se sentir importante? Cada “curtida” é uma recompensa viciante.
Tudo isso nos faz sentirmos melhor, então continuamos postando mais e mais. Da próxima vez que precisarmos de aprovação e reafirmação, voltamos para a mesma fonte.
Isso se torna um ciclo viciante e incessável que te suga sem que você perceba. Provoca reações no seu subconsciente e em sua alma. Por gerar um falso bem estar, pode ser quase um tipo de droga.
Mas o que temos que identificar é qual a necessidade que está por trás de tudo isso? Qual são as necessidades maiores que precisam ser atendidas aqui? Talvez seja uma raiz de rejeição ou uma ferida mais profunda que precisa ser tratada. Talvez venha de algo mal resolvido com alguém que você ama. No final, o que importa é que se a sua interação com a internet é movida por uma necessidade de aprovação, considere maneiras mais saudáveis ​​para lidar com esta questão e pare de reforçar interações que são prejudiciais a você.
Salmos 139:14: Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.
Lembre-se que toda aprovação que você precisa está em Cristo que pagou o mais alto preço por amor a você. Procure a sua identidade em Jesus Cristo, não em outras pessoas ou no mundo. A única pessoa que realmente precisa curtir o que está no seu coração é Jesus.
Então a próxima vez que você estiver procurando aprovação através do Facebook ou outra rede social, lembre-se de alguns pontos importantes:
  • Você é completo em Cristo (Colossenses 2:9-10).
  • Você foi escolhido por Deus e adotado como filho do Todo Poderoso. (Efésios 1:3-8)
  • Você foi justificado. (Romanos 5:1)
  • Você foi comprado por um alto preço e pertenço a Deus. (1 Coríntios 6:19-20)
  • Você está livre de qualquer condenação contra a sua vida, e nada pode te separar do amor de Deus (Romanos 8:31-39)
Não existe nada que você já fez ou poderia fazer que possa fazer Deus te amar ou te aceitar menos.

2. Eu estou sendo grato?

Colossenses 3:17: Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Eu estou demonstrando gratidão pela bondade, fidelidade e misericórdia de Deus na minha vida através do que estou postando?
Da próxima vez que você for reclamar ou murmurar publicamente no Facebook ou qualquer outra rede social, traga à memória tudo que o Senhor já vez por você. Lembre-se que o simples fato de você estar respirando neste exato momento é por causa da misericórdia de Deus para contigo. Alegre-se! Seja grato por todas as coisas, até mesmo as dificuldades porque elas podem te trazer para mais perto de Deus.
Filipenses 2:14-16: Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
Não se ponha numa posição de autojustiça, como se o mundo e todos ao seu redor, e até Deus, te “devessem” algo. Gratidão é uma escolha e escolher ser positivo e ter uma atitude de gratidão vai determinar como você vai viver as sua vida diariamente. Que as suas interações online reflitam também essa escolha de sempre e em todas as coisas ser grato.

3. Eu estou trazendo as pessoas para mais perto de Deus?

O que eu vou postar estará trazendo as pessoas para mais perto de Deus? 
Pense em cada palavra e cada compartilhamento em suas redes sociais como uma semente que dará frutos bons ou ruins. Que semente que você está plantando?
1 Timóteo 4:12: Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
Filipenses 4:9: Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.
Que cada palavra, atitude ou interação sua possa trazer aqueles ao seu redor para mais perto de Cristo. Que a sua vida sirva como ponte e não como pedra de tropeço, luz e não sombra. E acima de tudo, que a sua vida pregue mais alto do que qualquer palavra.

4. Eu estou abençoando ou inspirando? Isso é edificador?

O que eu postarei irá abençoar alguém? Eu estou inspirando e edificando as pessoas ou será que estou amaldiçoando ou machucando-as?
Somos chamados para sermos instrumentos de bênçãos na terra. Você é edificador! Sua vida pessoal, ministerial e profissional deve inspirar as pessoas ao seu redor. As pessoas tem que querer ser mais como você porque você a cada dia reflete mais a Jesus Cristo.
Não estou insinuando que você deve somente postar versículos bíblicos, de uma maneira quase que robótica. Mas as suas interações e comentários não podem amaldiçoar de nenhuma maneira. Se você não tem algo de Deus, algo positivo e construtivo para falar, vá buscar mais a Ele ao invés de difamar alguém em suas redes sociais.
Mateus 5:14-16: Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Somos luz, e luz não é feita para ser escondida. Então também não podemos nos calar. Temos que mostrar nossa luz e proclamar a verdade, mas sempre em amor. Inspire as pessoas que te seguem no Facebook, Twitter, Instragram e outras redes. Seja uma pessoa encorajadora. Seja alguém que as pessoas admiram, não alguém que é sempre “bloqueado” no Facebook.
Finalmente, lembre-se que existem muitas maneiras de ser um canal de bênçãos através do Facebook e outras redes sociais. Por exemplo, você demonstrando excelência e dedicação profissional pode inspirar outras pessoas. Talvez, você como mãe compartilhando uma receita deliciosa seja uma inspiração para outras mães. Um simples agradecimento, ou uma mensagem privada para um amigo(a) perguntando se está tudo bem pode fazer toda a diferença.
Muitas vezes é nas coisas simples que mais somos usados por Deus.

5. Onde está o meu coração?

Onde está o meu coração nesse exato momento? Quais são as minhas intenções com o estou querendo compartilhar?
Precisamos ver onde está o nosso coração quando vamos postar ou compartilhar algo. Não faça nada que venha de um sentimento ruim ou de algo que não venha de Deus. Não deixe que nenhuma interação sua online seja originada de ódio, raiva, medo, tristeza, vingança, irritação, soberba, orgulho, inveja, etc.
Salmos 139:23-24: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Não tem como falar de cada aspecto aqui mas gostaria de mencionar alguns que vejo muito no Facebook que é a difamação e vanglória (“glória em vão” ou “se mostrar”).
Não difame, critique ou fale mal de ninguém.
Efésios 4:29-30: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
Não poste nada para se mostrar ou vangloriar.
1 Coríntios 13:4-5 NVI: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Cada post, mensagem ou comentário é uma oportunidade de amarmos aos outros de uma maneira que reflita Jesus. Ou é uma oportunidade de mostrar ao mundo algo bem diferente, que não é nada parecido com Jesus. A escolha é sua. Antes de postar qualquer coisa, examine as suas motivações e intenções. Se elas não estiverem em linha com a Palavra de Deus, não poste ou compartilhe.

6. Este é um momento que devo proteger?

Eu estou mantendo a minha privacidade e da minha família? Isso pode me prejudicar na vida pessoal, profissional ou ministerial agora ou no futuro?
Imagine que aquilo que você está prestes a postar irá sair na primeira pagina de todos os jornais. Se o seu chefe visse esse comentário te prejudicaria no trabalho? Se alguém que está pensando em te contratar visse isso, iria depor contra você? Você realmente quer que o mundo todo saiba todos os lugares que você e sua família visitam?
Existem muitos aspectos para considerar aqui, incluindo a segurança sua e da sua família. Também temos que considerar que alguém que eu amo pode interpretar o que vou postar de forma errada. Se você é (ou quer ser) um profissional ou ministro de Deus, pense no impacto e repercussão que o que você está pensando em postar pode ter. Seja alguém de boa reputação!
1 Pedro 2:12: Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
Finalmente, nem tudo que vivemos ou presenciamos precisa ser compartilhado. Mantenha a sua privacidade e daqueles que você ama. Um artigo recente no Relevant Magazine (em inglês), fala exatamente disso:
“Nem todo grande momento precisa ser compartilhado. Na verdade, alguns dos melhores momentos são mais gostosos em particular. Se suspender o presente em uma tentativa de capturar a sua beleza em 140 caracteres ou menos, nós sacrificamos nossa experiência do próprio momento. Nós também roubamos uns aos outros de algo que foi perdido nesse mundo digital – de ter algumas memórias que ficam somente entre nós e aqueles que estão mais próximos, ou mesmo apenas entre nós e Deus.”

7. Eu estou deixando de passar tempo com Deus ou com quem amo?

Eu estou deixando de passar tempo com Deus e com aqueles que eu amo para postar isso? Isso está sendo um bom uso do meu tempo nesse exato momento? 
Esse ponto quase não precisa de explicação. Mas como já citei no começo desse artigo, estas perguntas e coisas a considerar não devem servir para deixar você paranóico ou obcecado toda vez que for postar alguma coisa ou entrar no Facebook. Mas se o seu tempo no Facebook, Instagram e Twitter estão afetando de uma maneira negativa o seu tempo de qualidade com a sua família, amigos e principalmente com Deus, está na hora de criar novos hábitos.
1 Crônicas 16:11: Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Por Marcel Santilli