Espero que
esse artigo te ajude a criar hábitos saudáveis e abençoados online. Que esses
pontos discutidos sirvam como um guia geral para te ajudar a ser uma benção
para os seus amigos e seguidos do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes
sociais. Lembre-se: Jesus disse que o mundo iria nos
reconhecer pelo nosso amor. Por isso, antes de postar qualquer coisa online,
considere esse sete pontos e perguntas.
Jesus falou que seríamos reconhecidos pelo amor. Mas que mensagem estamos enviando através do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais? Será que realmente estamos pensando no que vamos postar com a mentalidade certa?
Lembro-me que há alguns anos praticamente ninguém no Brasil tinha Facebook, e o Orkut era a febre nacional. Hoje o Facebook conta com cerca de 92 milhões de usuários no Brasil, sendo que quase metade desses acessam a plataforma todos os dias. O Facebook também revelou recentemente que, mensalmente, o internauta brasileiro passa em média 12 horas e 13 minutos na rede social.
Nós, como cristãos, fomos chamados para sermos embaixadores do reino de Jesus Cristo. Por isso precisamos ter essa mesma mentalidade de reino no Facebook. Dê uma olhada nas últimas dez coisas que você postou, compartilhou, comentou ou curtiu no Facebook. Será que você tem sido um embaixador digno, que tem demonstrado o amor e a glória de Deus?
2 Coríntios 5:20: Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
Na ausência de dicas e orientações de como um cristão abençoado deve se portar no Facebook e outras redes sociais, acabamos tendo que determinar nossos próprios limites e hábitos saudáveis, diante de aparentemente intermináveis oportunidades de interações online disponíveis para nós.
Por isso resolvi compartilhar com vocês alguns pontos que sempre considero antes de postar qualquer coisa no Facebook. São perguntas importantes que todos os cristãos que querem ser uma benção para os seus amigos e seguidores devem se perguntar todos os dias.
Estas perguntas e coisas a considerar não devem servir para fazer você ficar paranoico ou obcecado cada vez que for postar alguma coisa, mas sim servir como um guia geral para te ajudar a criar hábitos saudáveis e abençoados no Facebook e online.
Considere essas 7 perguntas antes de postar qualquer coisa em redes sociais
Ao invés de escrever uma lista gigante de coisas especificas que você deve ou não deve compartilhar no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais, resumi os pontos mais importantes e relevantes em questões que se alinham aos princípios bíblicos.
Então, antes de você postar seu próximo #selfie no Instagram ou compartilhar aquele vídeo super engraçado que o seu amigo de infância acabou de enviar, talvez seja bom você fazer uma breve pausa. Pare por 30 segundos para considerar essas simples perguntas que talvez vão sugerir que é hora de desligar, ou pelo menos reconsiderar, quando e como usar a rede social.
1. Eu estou procurando aprovação?
Eu estou procurando validação ou aprovação através do que eu vou postar?
Você posta algo e daí fica esperando aquela bandeirinha vermelha no Facebook notificar que alguém curtiu? Ou que alguém está te dando atenção e isso faz você se sentir importante? Cada “curtida” é uma recompensa viciante.
Tudo isso nos faz sentirmos melhor, então continuamos postando mais e mais. Da próxima vez que precisarmos de aprovação e reafirmação, voltamos para a mesma fonte.
Isso se torna um ciclo viciante e incessável que te suga sem que você perceba. Provoca reações no seu subconsciente e em sua alma. Por gerar um falso bem estar, pode ser quase um tipo de droga.
Mas o que temos que identificar é qual a necessidade que está por trás de tudo isso? Qual são as necessidades maiores que precisam ser atendidas aqui? Talvez seja uma raiz de rejeição ou uma ferida mais profunda que precisa ser tratada. Talvez venha de algo mal resolvido com alguém que você ama. No final, o que importa é que se a sua interação com a internet é movida por uma necessidade de aprovação, considere maneiras mais saudáveis para lidar com esta questão e pare de reforçar interações que são prejudiciais a você.
Salmos 139:14: Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.
Lembre-se que toda aprovação que você precisa está em Cristo que pagou o mais alto preço por amor a você. Procure a sua identidade em Jesus Cristo, não em outras pessoas ou no mundo. A única pessoa que realmente precisa curtir o que está no seu coração é Jesus.
Então a próxima vez que você estiver procurando aprovação através do Facebook ou outra rede social, lembre-se de alguns pontos importantes:
- Você é completo em Cristo (Colossenses 2:9-10).
- Você foi escolhido por Deus e adotado como filho do Todo Poderoso. (Efésios 1:3-8)
- Você foi justificado. (Romanos 5:1)
- Você foi comprado por um alto preço e pertenço a Deus. (1 Coríntios 6:19-20)
- Você está livre de qualquer condenação contra a sua vida, e nada pode te separar do amor de Deus (Romanos 8:31-39)
Não existe nada que você já fez ou poderia fazer que possa fazer Deus te amar ou te aceitar menos.
2. Eu estou sendo grato?
Colossenses 3:17: Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Eu estou demonstrando gratidão pela bondade, fidelidade e misericórdia de Deus na minha vida através do que estou postando?
Da próxima vez que você for reclamar ou murmurar publicamente no Facebook ou qualquer outra rede social, traga à memória tudo que o Senhor já vez por você. Lembre-se que o simples fato de você estar respirando neste exato momento é por causa da misericórdia de Deus para contigo. Alegre-se! Seja grato por todas as coisas, até mesmo as dificuldades porque elas podem te trazer para mais perto de Deus.
Filipenses 2:14-16: Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
Não se ponha numa posição de autojustiça, como se o mundo e todos ao seu redor, e até Deus, te “devessem” algo. Gratidão é uma escolha e escolher ser positivo e ter uma atitude de gratidão vai determinar como você vai viver as sua vida diariamente. Que as suas interações online reflitam também essa escolha de sempre e em todas as coisas ser grato.
3. Eu estou trazendo as pessoas para mais perto de Deus?
O que eu vou postar estará trazendo as pessoas para mais perto de Deus?
Pense em cada palavra e cada compartilhamento em suas redes sociais como uma semente que dará frutos bons ou ruins. Que semente que você está plantando?
1 Timóteo 4:12: Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
Filipenses 4:9: Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.
Que cada palavra, atitude ou interação sua possa trazer aqueles ao seu redor para mais perto de Cristo. Que a sua vida sirva como ponte e não como pedra de tropeço, luz e não sombra. E acima de tudo, que a sua vida pregue mais alto do que qualquer palavra.
4. Eu estou abençoando ou inspirando? Isso é edificador?
O que eu postarei irá abençoar alguém? Eu estou inspirando e edificando as pessoas ou será que estou amaldiçoando ou machucando-as?
Somos chamados para sermos instrumentos de bênçãos na terra. Você é edificador! Sua vida pessoal, ministerial e profissional deve inspirar as pessoas ao seu redor. As pessoas tem que querer ser mais como você porque você a cada dia reflete mais a Jesus Cristo.
Não estou insinuando que você deve somente postar versículos bíblicos, de uma maneira quase que robótica. Mas as suas interações e comentários não podem amaldiçoar de nenhuma maneira. Se você não tem algo de Deus, algo positivo e construtivo para falar, vá buscar mais a Ele ao invés de difamar alguém em suas redes sociais.
Mateus 5:14-16: Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Somos luz, e luz não é feita para ser escondida. Então também não podemos nos calar. Temos que mostrar nossa luz e proclamar a verdade, mas sempre em amor. Inspire as pessoas que te seguem no Facebook, Twitter, Instragram e outras redes. Seja uma pessoa encorajadora. Seja alguém que as pessoas admiram, não alguém que é sempre “bloqueado” no Facebook.
Finalmente, lembre-se que existem muitas maneiras de ser um canal de bênçãos através do Facebook e outras redes sociais. Por exemplo, você demonstrando excelência e dedicação profissional pode inspirar outras pessoas. Talvez, você como mãe compartilhando uma receita deliciosa seja uma inspiração para outras mães. Um simples agradecimento, ou uma mensagem privada para um amigo(a) perguntando se está tudo bem pode fazer toda a diferença.
Muitas vezes é nas coisas simples que mais somos usados por Deus.
5. Onde está o meu coração?
Onde está o meu coração nesse exato momento? Quais são as minhas intenções com o estou querendo compartilhar?
Precisamos ver onde está o nosso coração quando vamos postar ou compartilhar algo. Não faça nada que venha de um sentimento ruim ou de algo que não venha de Deus. Não deixe que nenhuma interação sua online seja originada de ódio, raiva, medo, tristeza, vingança, irritação, soberba, orgulho, inveja, etc.
Salmos 139:23-24: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Não tem como falar de cada aspecto aqui mas gostaria de mencionar alguns que vejo muito no Facebook que é a difamação e vanglória (“glória em vão” ou “se mostrar”).
Não difame, critique ou fale mal de ninguém.
Efésios 4:29-30: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
Não poste nada para se mostrar ou vangloriar.
1 Coríntios 13:4-5 NVI: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Cada post, mensagem ou comentário é uma oportunidade de amarmos aos outros de uma maneira que reflita Jesus. Ou é uma oportunidade de mostrar ao mundo algo bem diferente, que não é nada parecido com Jesus. A escolha é sua. Antes de postar qualquer coisa, examine as suas motivações e intenções. Se elas não estiverem em linha com a Palavra de Deus, não poste ou compartilhe.
6. Este é um momento que devo proteger?
Eu estou mantendo a minha privacidade e da minha família? Isso pode me prejudicar na vida pessoal, profissional ou ministerial agora ou no futuro?
Imagine que aquilo que você está prestes a postar irá sair na primeira pagina de todos os jornais. Se o seu chefe visse esse comentário te prejudicaria no trabalho? Se alguém que está pensando em te contratar visse isso, iria depor contra você? Você realmente quer que o mundo todo saiba todos os lugares que você e sua família visitam?
Existem muitos aspectos para considerar aqui, incluindo a segurança sua e da sua família. Também temos que considerar que alguém que eu amo pode interpretar o que vou postar de forma errada. Se você é (ou quer ser) um profissional ou ministro de Deus, pense no impacto e repercussão que o que você está pensando em postar pode ter. Seja alguém de boa reputação!
1 Pedro 2:12: Tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
Finalmente, nem tudo que vivemos ou presenciamos precisa ser compartilhado. Mantenha a sua privacidade e daqueles que você ama. Um artigo recente no Relevant Magazine (em inglês), fala exatamente disso:
“Nem todo grande momento precisa ser compartilhado. Na verdade, alguns dos melhores momentos são mais gostosos em particular. Se suspender o presente em uma tentativa de capturar a sua beleza em 140 caracteres ou menos, nós sacrificamos nossa experiência do próprio momento. Nós também roubamos uns aos outros de algo que foi perdido nesse mundo digital – de ter algumas memórias que ficam somente entre nós e aqueles que estão mais próximos, ou mesmo apenas entre nós e Deus.”
7. Eu estou deixando de passar tempo com Deus ou com quem amo?
Eu estou deixando de passar tempo com Deus e com aqueles que eu amo para postar isso? Isso está sendo um bom uso do meu tempo nesse exato momento?
Esse ponto quase não precisa de explicação. Mas como já citei no começo desse artigo, estas perguntas e coisas a considerar não devem servir para deixar você paranóico ou obcecado toda vez que for postar alguma coisa ou entrar no Facebook. Mas se o seu tempo no Facebook, Instagram e Twitter estão afetando de uma maneira negativa o seu tempo de qualidade com a sua família, amigos e principalmente com Deus, está na hora de criar novos hábitos.
1 Crônicas 16:11: Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Por Marcel Santilli